Trabalho voluntário como transformador de vidas? sim!

Foi com o propósito de estimular os colaboradores a incorporarem em seu “vocabulário de atitudes” a palavra – e o ato – do trabalho voluntário que a Nexxera desenvolveu o programa “Voluntários Nexx”. O passo inicial foi dado em 2012 e isto ocorre através do Instituto Nexxera, como parte de uma Cidadania Empresarial. O objetivo é engajar os colaboradores a compartilharem conhecimento e acompanharem as ações dos projetos que o Instituto desenvolve com empreendedores (programa de mentores internos) e nas comunidades atendidas.

O programa é bem direto: se baseia em práticas coletivas em favor do bem comum. Como? através de ações estruturadas com os parceiros do nosso instituto. Nelas, é possível exercer de forma coletiva ou individual,  o título de “Voluntário Nexx”.

Por que fazer trabalho voluntário?

Na ponta do lápis, ser voluntário é simplesmente ser alguém que opta por fazer. Mas, na prática, o significado vai além. A gente pode – e deve – lembrar que o ato de fazer trabalho voluntário está muito ligado ao bem estar. E isso tanto de quem pratica, como também de quem recebe a ação.

trabalho voluntárioTransformação, sim!

Também podemos dizer que este tipo de trabalho literalmente transforma. Isto porque, nestes anos de ação, os Voluntários Nexx passearam por diversas áreas de atuação. Eles viraram educadores  conteudistas em cursos de formação que são ofertados pelo nosso Instituto

A oportunidade do voluntariado também proporcionou momentos de contato com a natureza. É que o trabalho voluntário é amplo. As ações internas e externas, por exemplo, levaram literalmente os voluntários a colocar a mão na massa. Ou melhor, na terra. É que eles fizeram o plantio e manutenção de uma horta dentro da Nexxera e fora dela. 

Diversidade de ações

São muitos projetos sociais, em diversas áreas, onde o voluntário pode atuar. Além das ações da horta e do trabalho como educadores, há ainda a organização de campanhas sociais. 

E não são apenas estas ações desenvolvidas. Os voluntários também podem fazer parte de ações internas na empresa. Tudo é válido na experiência de voluntariado. É social, mas com o poder de trazer sorrisos e alegrias como retribuição de uma ação simples.

Somente em  2016 e 2017, quase 40 colaboradores da Nexxera doaram um tempo dos seus dias para atuarem como voluntários. o resultado disso? 451 horas de experiências que valem ouro. Afinal, esse tipo de transformação é uma conquista de valor imensurável. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Além de criar soluções que aliam inovação e sustentabilidade, o Grupo Nexxera é signatário do Movimento ODS Santa Catarina, e atua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São 17 objetivos com 169 metas a serem alcançadas até 2030. Um acordo assinado em 2015 por 193 países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas o que isso tem a ver com o voluntariado?

O voluntariado representa uma força vital para o engajamento do cidadão comum em iniciativas que transformam sua realidade, com ganhos em indicadores de desenvolvimento, que têm potencial para serem multiplicados, se alinhados com os objetivos propostos para 2030.

O ato de ser protagonista

O voluntário que se engaja em uma ação manifestamente alinhada com os ODS tende a se sentir protagonista de algo maior, que o conecta com outros cidadãos do seu país e do mundo. 

Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Nexxera, com a participação dos Voluntários Nexx, contribuem para o alcance dos ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Gênero e Empoderamento Feminino), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

Grupo Nexxera , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *