Transformação digital em 2019: quais foram as tendências?

Transformação digital em 2019: as inovações proporcionadas por ela têm garantido inúmeras soluções automatizadas. Elas são capazes de dar mais eficiência aos diversos ramos da economia. As empresas que souberam acompanhar todo esse movimento registrado em 2019 conseguiram se preparar para os próximos anos, ao se valer das tendências em destaque ao longo do ano. Entre elas, estão a inteligência artificial, a automatização de processos e a integração de dados.

Esses três itens já eram apontados desde o final de 2018 como as que mais despontariam ao longo deste ano. E essas previsões foram certeiras. As referidas tendências não só ganharam força como também ampliaram suas respectivas linhas de atuação.

Elas causaram o surgimento ou mudança de conceitos, de plataformas e de sistemas que trouxeram benefícios operacionais, redução de custos e aprimoramento da experiência de seus clientes. 

A transformação digital em 2019

Neste ano, a Inteligência Artificial foi um dos movimentos que mais se expandiu nos processos das empresas de diversos segmentos de atuação. Os sistemas inteligentes já estão presentes no nosso cotidiano de forma muito comum. Exemplo claro disso é a boa chance de ter conversado com um chatbot criado para gerar respostas às perguntas básicas de um cliente.

Prova dessa expansão é uma pesquisa global sobre a adoção de estratégias de IA, feita pela consultoria IFS. De acordo com o levantamento, cerca de 90% dos entrevistados afirmaram ter planos para aderir à Inteligência Artificial. Foram ouvidos 600 empresários de diversos setores.

transformação digital em 2019Entre os segmentos que se utilizam muito dos sistemas inteligentes está a área da saúde. A tecnologia auxilia com diagnósticos mais precisos de câncer, na detecção precoce de problemas oculares e desenvolvimento de medicamentos. O setor de varejo também tem usado bastante a Inteligência Artificial. Isto ocorre na transformação do atendimento aos clientes, por meio de robôs.

A área financeira também passou a contar com o IA para melhorar os seus processos. Dentro dessa linha, o Grupo Nexxera acompanhou essa movimentação, ao desenvolver o Motor de Serviços. Trata-se de um sistema inteligente para ser aplicado em transações financeiras, sempre baseado em regras dinâmicas. É a garantia de alta performance e segurança para os pagamentos.

Automatização de processos

Essa tendência se consolidou neste ano porque consegue tornar o cotidiano das pessoas e das empresas mais fáceis. Devido a esse fator, as principais companhias passaram a direcionar seus esforços para implantar soluções de automatização em meio ao processo de transformação digital. O objetivo é reduzir custos e ganhar eficiência de tempo para realização das tarefas diárias.

Além disso, também possibilitaram a melhoria da experiência dos clientes, como também uma ampliação da performance dos colaboradores. Com isso, houve um aumento da rentabilidade das operações e a geração de mais receitas.

Por meio da automatização é possível adotar alguns procedimentos. Nessa lista, estão a otimização da produção, monitoramento e controle dos resultados em tempo real. Também inclui o rastreamento dos processos, padronização dos indicadores de performance, identificar pontos de ineficiência, de desperdícios e má aplicação dos recursos.

A automatização de processos também foi adotada pelo Grupo Nexxera com o seu produto, o AEN. A solução automatiza a gestão financeira com uma visão 360° para facilitar a tomada de decisões precisas. O produto permite a visualização de todas as contas correntes em um só extrato, a emissão de boletos facilmente e gerencia todas as ordens de pagamento. Tudo isso ocorre ao ERP de uma empresa.experiência do cliente

Integração de dados

Outro ponto bastante trabalhado ao longo deste ano foi a necessidade de integração entre várias fontes de dados mantidas por uma empresa ou solução. Esse procedimento é uma combinação de fontes diferentes para ganhar uma visão mais significativa de processos e desempenho de um negócio.

Essa tendência ajuda a sincronizar objetos específicos e a implementar o compartilhamento de informações em tempo real e de maneira mais fácil. Graças a eles, o negócio não precisa se preocupar com a compatibilidade dos dados disponíveis em seus softwares. Isto porque há ferramentas necessárias para gerenciar todas essas informações de um só local.

As empresas têm apostado na integração dos dados por simplificar boa parte das rotinas operacionais. Ao manter os dados em um só lugar, um determinado negócio economiza tempo e esforços na busca por eles. Assim, os colaboradores ganham praticidade no acesso das informações. Paralelamente o seu negócio ganha mais organização.

Dentro dessa linha, o Grupo Nexxera oferece uma plataforma mercantil. Por meio de um ambiente digital, o sistema da empresa integra um relacionamento financeiro das empresas conectadas em uma mesma cadeia de valor.

Isso gera economia, controle e rentabilidade. A solução engloba os fornecedores, os clientes e faz antecipação de recebíveis. Tudo isso para ganhar eficiência, fortalecimento da cadeia, organização e identificação de inconsistências e geração de novas oportunidades de negócio.

Tecnologia e inovação , , 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *