Você já ouviu falar em financiamento da cadeia de suprimentos por terceiros?

A crise do coronavírus alcançou o país já num momento delicado e cheio de incertezas. Agora, temos diante de nós o desafio de superar a pandemia e o agravamento da crise econômica que a mesma trouxe em 2020. No contexto macroeconômico, empresas maiores e mais estruturadas possuem um papel no ecossistema que convivem. 

Tratando-se de financiamento da cadeia produtiva, o atual momento destaca ainda mais a urgência por liberação de capital por toda a cadeia de suprimentos. Na busca por respostas, a modalidade do pagamento antecipado atende carências do fornecedor que deseja receber o quanto antes possível, e às necessidades do comprador, que quer estender o prazo de pagamento para gerir melhor seu fluxo de caixa. 

Muitas empresas possuem capital próprio para financiamento, mas você já pensou em utilizar capital de terceiros para fortalecer sua cadeia produtiva? Confira abaixo as vantagens da operação:

1 – Aumento de capital de giro

Fornecedores aumentam seu capital de giro recebendo valores próprios antecipadamente, e compradores podem acordar formas de pagamento estendidas e ou com descontos maiores junto aos fornecedores.

2 – Fortalecimento do seu ecossistema

Um programa de pagamento antecipado (ou antecipação de recebíveis) para desbloquear capital de giro a fornecedores, além de contribuir ao cenário macroeconômico, fortalece o ecossistema em que sua empresa está inserida, auxiliando assim na sua própria estabilidade.

Na história, costumávamos entender que haviam empresas fortes e dominadoras, com as menores ocupando lacunas deixadas por elas. Mas a história também vem mostrando que uma empresa é forte quando seu ecossistema é forte. Não existe empresa sem clientes e fornecedores. Esse ecossistema enfraquecido pode levar a sucumbência de qualquer empresa, mesmo as gigantes. 

3 – Melhora o fluxo de caixa

Ao estender prazos de pagamento a fornecedores, sua empresa conseguirá lidar melhor com uma carência em capital de giro. Seu parceiro também recebe um valor assim que há uma compra e sua empresa pode arcar com a compra com compromissos a prazo que ela pode suportar.

4 – Melhora o planejamento financeiro

O planejamento financeiro de ambas as partes têm muito a ganhar, já que os dois, tanto comprador quanto fornecedor, conseguem reduzir custos operacionais ao ganhar uma previsibilidade. 

O comprador pode oferecer a antecipação e, com ela, descontos nas compras à vista, diminuindo o grau de endividamento. O fornecedor, por sua vez, obtém capital de giro sem precisar valer-se de empréstimos ou financiamentos.

5 – Possibilidade de financiamento de terceiros 

Com tantas vantagens para a empresa e seus fornecedores, algumas empresas ainda não implantaram programas de sucesso a longo prazo por uma possível falta de uma ferramenta de gerenciamento e suporte digital para disponibilizar e negociar para fornecedores, ou pela falta de recursos próprios. 

Para reduzir custos, que podem se tornar muito altos, uma terceirização de toda a operação a custo zero que automatize os processos e a integre a agentes financiadores pode ser a solução. 
O financiamento da cadeia de valor possui benefícios para todo o ecossistema, garantindo um ambiente mais favorável e sustentável. Ela tem como objetivo melhorar o resultado das empresa e da utilização de capital, auxiliando no crescimento pelo aumento na rentabilidade. Se sua empresa poderia se beneficiar da liberação de capital por toda a sua cadeia de valor, entre em contato conosco para saber mais!

Sem categoria 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *