Você sabe o que é Inteligência Aumentada?

Você com certeza já ouviu falar de Inteligência Artificial. O conceito não é novo e trata de tecnologias que buscam reproduzir o comportamento humano, automatizando funções características dos seres humanos como o raciocínio lógico, a capacidade de aprendizado e a aplicação de conhecimentos adquiridos em um vasto conjunto de atividades. Recentemente, passou-se a discutir uma nova maneira de explorar a inteligência das máquinas como forma não apenas de imitar as pessoas, mas sim de complementar as suas habilidades cognitivas. É a chamada Inteligência Aumentada, que vem ganhando espaço no mundo  acadêmico e nas empresas.

O que é Inteligência Aumentada?

A  inteligência aumentada tem como base sistemas com tecnologia cognitiva que apoia o ser humano,  seus planejamentos e análises. O termo também tem relação com a Realidade Aumentada, tecnologia que une informações virtuais ao mundo real, criando uma experiência híbrida.

Um exemplo simples de Inteligência Aumentada, para facilitar a compreensão: um jogador de xadrez em uma partida contra um computador está competindo com um software de Inteligência Artificial. Mas, se ele passa a jogar no mesmo time que este programa para derrotar um adversário, isto seria Inteligência Aumentada. Portanto, a Inteligência Aumentada integra as informações processadas tecnologicamente com o conhecimento humano, com o objetivo de melhorá-lo, não de substituí-lo.

A Inteligência Aumentada irá substituir a Inteligência Artificial?

Não, uma não irá acabar com a outra. Isso porque cada uma delas serve a um propósito específico e tem seu nicho, de forma que optar pelo uso de uma ou outra dependerá do objetivo final da aplicação a ser desenvolvida. O processamento de grandes quantidades de dados ou atividades que requerem automação de processos são funções que claramente pertencem ao âmbito da Inteligência Artificial. Já em cenários mais complexos, como o do cibercrime, a integração de saberes proposta pela Inteligência Aumentada tende a trazer resultados mais efetivos.

Ambas ainda têm um longo caminho de amadurecimento pela frente. São tecnologias relativamente novas, que precisam ser refinadas para que sejam adotadas em grande escala. O fato é que, cada vez mais, nossas decisões no mundo dos negócios e na vida serão mediadas por informações geradas por computadores. Estamos preparados?

Tecnologia e inovação , , , , , , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz