Você sabe o que faz um gateway de pagamento?

Talvez você não tenha familiaridade com o termo “gateway de pagamento”. Mesmo assim, ele está presente em diversos momentos do seu dia a dia, tornando possíveis várias operações financeiras. Por isso, que tal entender melhor o que ele significa?

jun05_600x200

Basicamente, um gateway de pagamento é a solução que faz a intermediação da transferência de informações entre clientes, comerciantes e seus bancos. O funcionamento é o seguinte: quando o cliente realiza o pagamento por um produto ou serviço usando cartões de crédito ou débito, esta informação é codificada e transmitida por meio do gateway para o banco, que confirma se a transação pode ser concluída. Estando tudo certo, o pagamento é autorizado e esta informação é enviada a todos os envolvidos no processo. Apesar de parecer complexo, esse processo é muito rápido e acontece em apenas alguns segundos.

Muitas plataformas de e-commerce utilizam os gateways de pagamento como diferencial competitivo. Afinal, é muito mais vantajoso contar com uma estrutura como esta dentro do próprio site sem precisar direcionar o cliente para um ambiente externo – no caso, o sistema do banco. Este parece ser um detalhe na operação, mas afeta diretamente a experiência do usuário e, consequentemente, os negócios. Segundo uma pesquisa da empresa Tealeaf, US$ 44 bilhões foram perdidos no setor de e-commerce nos EUA em 2010 devido a problemas nas transações. O montante chama a atenção para o fato de que o cliente está sempre em busca de praticidade e oferecer isso a ele é um fator importante para o sucesso.

Outro ponto que merece atenção é a segurança, uma vez que 28% das pessoas que fazem compras pela internet já foram vítimas de alguma fraude, de acordo com estudo realizado pela Oberthur Technologies. É fundamental que o gateway de pagamento possua um certificado de criptografia que proteja as informações dos usuários, para que seja possível armazenar os dados de cartões de crédito sem riscos.

Agora que você já sabe o que é um gateway, lembre-se dele na próxima vez em que fizer uma compra com seu cartão, sabendo que por trás de cada transação, há uma grande estrutura garantindo que ela seja rápida, eficiente e segura.

Meios Eletrônicos de Pagamento, Soluções Financeiras , , 0 Comments

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar

wpDiscuz